Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de abril de 2012

CARTA DE APRESENTAÇÃO DO IBIA-RJ AOS PASTORES E INTERESSADOS NO CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA.


Belford Roxo, 10 de abril de 2012.

Do: Diretor do I.B.I.A-RJ

Ao: Ilmo. Pastor/responsável

Assunto:  Informação sobre CURSO TEOLÓGICO(Básico em teologia categoria livre).

                              Venho através desta, informar ao amado Pastor /responsável que devido a grande procura, estamos lançando o Curso Básico em Teologia, na modalidade SEMIPRESENCIAL (Um sábado por mês), que tem por finalidade  destinado às pessoas que não têm tempo de frequentar o curso na modalidade PRESENCIAL (quarta-feira e sexta-feira ).

                              Informamos ainda, que o nosso curso está em funcionamento há 2(dois) anos e meio, sob o parecer verbal do Conselho de Educação da CGADB. De modo que, estudamos a possibilidade de  obter o registro do referido Órgão. Contudo, prezamos por um aprendizado sério e de grande qualidade, incluindo o aperfeiçoamento espiritual de nossos professores.

                              Contamos ainda, com professores formados tanto secular quanto  teologicamente, e mais, capacitados pelo Espírito Santo para a área do ensino, visamos colocar  nossas  metas em ação, de acordo com as palavras do Apóstolo Pedro em sua Segunda Epístola Cap. 2 Vers 18: “Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.

                              Nosso Instituto Bíblico fica localizado à Rua Guilherme, nº 09 - Parque São José, Belford Roxo-RJ. – Tels: 4125-0969 / 9453-6052. Se preferir acesse nosso blog: www.ibia-rj.blogspot.com  para obter mais informações.

                             Na certeza de poder ajudar na preparação de bons discípulos para a Seara do Senhor, antecipamos nossos agradecimentos e despedimo-nos na preciosa Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Atenciosamente:

Gilberto Rezende

Diretor do IBIA-RJ

segunda-feira, 9 de abril de 2012

R E F L E X Ã O



O TELEVISOR É O MEU PASTOR
I - O televisor é o meu pastor, e, meu crescimento espiritual me faltará.
II - Deitar-me faz no sofá, e guia-me astutamente as águas poluídas e turbulentas. Destrói meus princípios cristãos, congelando minha vida  espiritual.
III - Guia-me pelos caminhos das impurezas e da pornografia, por amor aos meus programas imorais.
IV - Ainda que eu ande num caminho mortal pretendo continuar, porque tuas novelas, filmes, e ensinos estão sempre comigo.
V - Preparas diante de mim uma mesa farta de desejos impuros e inclinações carnais. Unges a minha cabeça com lascívia e engano.
VI - Certamente a promiscuidade e a maldade me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei no inferno, com o diabo e todos os seus anjos para todo o sempre.

Autoria desconhecida

quarta-feira, 4 de abril de 2012


LÍDER EFICAZ –PARTE II

Liderança e assistentes qualificados


                            A contribuição dos assistentes qualificados no inicio da igreja é aparente no livro de Atos e nas epistolas. O tema dos assistentes qualificados é discutido especificamente na primeira carta pastoral de Paulo. Enquanto esboçava as qualificações dos presbíteros, ele também esboçou uma lista semelhante de qualificações para os diáconos-homens e mulheres que servem como assistentes (1 Tm 3.8-13).

                            Hoje em dia, estes homens e mulheres devem ajudar os líderes a conduzir todos os aspectos do seu ministério. Em algumas igrejas, este papel tem sido limitado ás necessidades materiais da igreja. De qualquer forma, embora muitos dos aspectos financeiros e organizacionais do ministério possam certamente ser designados aos diáconos, as ilustrações do Novo Testamento demonstram que estes obreiros devem auxiliar os líderes em todos os aspectos de sua função de administração e pastoreio: ensinar, serem modelos para os demais cristãos, orar, etc.

                            Consoante ao exposto acima, o grande obstáculo para vida prática da igreja nos dias de hoje, é sem dúvida o conjugado: de assistentes X assistentes qualificados. Quanto à primeira hipótese, é notada a presença de assistentes que se voluntariam a serviço da igreja local, no entanto, é inadmissível o não investimento na qualificação desses assistentes, que renunciam sua própria vida, sacrificam sua família para se dedicar a uma liderança que as  vezes não estão nem ai, para qualificação de seu corpo assistencial.

                            Cumpre destacar, que não se trata aqui de uma visão empresarial, mas sim, de uma visão sustentável do reino de Deus na terra, tendo por base a igreja local, que enfrenta em seu dia-a-dia desafio imposto pelo mundo moderno e evoluído.

                            Ressalta-se, ainda, que a igreja por sua liderança, deve se preparar para ganhar almas de homens sedimentados pelo secularismo, na religiosidade, bem como os desafios tecnológicos que transporta o homem do presente para o futuro. É bom lembrar, que este é o papel da ciência. Agora, não podemos esquecer que a igreja de Deus através de sua liderança e assistentes, tem uma importância extraordinária no que se refere ao futuro da humanidade, isto  é, conscientizar o homem moderno, que o futuro vai além das descobertas cientificas e filosóficas. O futuro é a eternidade.

Prof. Gilberto Rezende

LÍDER EFICAZ –PARTE I

Liderança cristã em tempos difíceis

                            Nos tempos difíceis em que vivemos, líderes cristãos são necessários em todos os aspectos da vida. A Igreja de Cristo deveria estar desenvolvendo esses líderes por meio de um programa de treinamento que se estendesse do nascimento à morte, todo crente recebe o dom do Espírito Santo para a edificação do Corpo de Cristo. Nossos talentos ou capacidades são um presente de Deus para nós; a hábil utilização dessas capacidades é o nosso presente para Ele. Jamais conheceremos a emoção de realizarmos o propósito para o qual nascemos até termos desenvolvidos nossos dons. A vida em sua plenitude nos será desconhecida até que nos coloquemos no centro da vontade de Deus, dando nossa contribuição pessoal à Igreja do Deus vivo.

“O papel da Liderança é servir, isto é, identificar e satisfazer as necessidades legítimas”.

                            Se os potenciais de todos os cristãos fossem desenvolvidos a partir da infância, os adultos em nossas igrejas seriam exatamente produtivos. Teríamos fiéis profícuos na produção de literatura, artes, música e todas as vocações que são dignas de um discípulo do Filho de Deus.

                            Todos hão de convir comigo que o conceito clássico de liderança: “é a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Por isso, cabe aqui uma pergunta: onde estão os líderes capacitados capazes de influenciar seus liderados?



Prof. Gilberto Rezende